.

E http://dicasdaantenadaereciclada.blogspot.com/: Com dicas de locais interessantes, compras, decoração, diversão tendo por objetivo a reciclagem, o estar em dia com o que acontece contribuindo para você viver melhor!

.

Related Posts with Thumbnails

sábado, 18 de abril de 2009

SUSTENTABILIDADE.

MUITO SE FALA SOBRE SUSTENTABILIDADE. MAS VOCÊ SABE O QUE É????

Quando criei este blog pensei primeiro no assunto do momento que é a nova ortografia. Porém, como o nome do blog diz “ANTENADA & RECICLADA,” que quer dizer estar sempre ligada nas notícias que rolam pelo mundo e aproveitar o que tem de melhor delas para ira além da causa própria, dividir com os leitores. Porém o nome do blog tem duplo sentido e nos remete a um tema atualíssimo: a sustentabilidade. Mas, não pense que estou dizendo que temos tempo, que as providências são futurísticas e tal. Isso tudo é tema do presente.
Gerar e produzir energia elétrica e térmica simultaneamente a partir de um combustível comum, ou a partir de resíduos deixados pelas atividades industrias.
O homem em sua atividade diária produz muitos resíduos, principalmente lixo doméstico, industriais e da construção civil. Todo esse processo tem um nome que é processo antropogênico.
Ai você pensa assim?
- Ah!!! Mas podemos reciclar esse lixo.
Imagine uma cidade do tamanho de São Paulo, que produz quantidades astronômicas de resíduos e tem somente uma estação cadastrada para reaproveitamento de resíduos da construção civil, além do transporte desse lixo economicamente ser inviável a reciclagem. No trânsito desta cidade, que tem alagamentos em dias de chuvas e em horários de maior numero de veículos nas ruas em um percurso médio de estrada.
Uma indústria de plásticos, por exemplo, produz muitos dejetos agressores de corpos d'água na atmosfera, causando uma perda ambiental muito grande e grave. O governo impôs regulamentações as partir da década de setenta demandam investimentos por parte dessas indústrias a fim de minimizar os danos ocasionados, Porém, o resultado é de encarecimento dos produtos o que causa impactos na economia. O que significa um impacto na economia mundial devido a passivos ambientais causados por indústrias.
Se não nos conscientizarmos o que a geração presente deixará será: solo pobre, atmosfera poluída, falta de água, sem biodiversidade, em suma a biosfera toda alterada e suja.
O incentivo a qualquer atividade que possa gerar renda e que ao mesmo tempo possa conservar o meio-ambiente. Porém, para diminuir os impactos provocados pela ação humana, devem-se criar alternativas menos degradantes como é o caso dos biocombustíveis, lavouras sem agrotóxicos, controle de natalidade, energia eólica entre outros. Este tema é bastante polêmico e tem muito a se debater, pois esbarra em estruturas já criadas e usadas durantes séculos pelos meios de produção.

Nenhum comentário: