.

E http://dicasdaantenadaereciclada.blogspot.com/: Com dicas de locais interessantes, compras, decoração, diversão tendo por objetivo a reciclagem, o estar em dia com o que acontece contribuindo para você viver melhor!

.

Related Posts with Thumbnails

sábado, 13 de junho de 2009

DIEESE LANÇA LIVRO A SITUAÇÃO DO TRABALHO NO BRASIL


DIEESE LANÇA LIVRO A SITUAÇÃO DO TRABALHO NO BRASIL
São Paulo, 20 de fevereiro de 2002.
Construir uma sociedade justa no Brasil exige responder a uma pergunta fundamental: qual é asituação dos trabalhadores do país? O que lhes aconteceu após uma década de mudanças e de profundos desequilíbrios, tal como foram os anos 90? Esta resposta não é simples e requerque diferentes aspectos da realidade brasileira sejam levados em consideração.
Para respondê-la, a equipe técnica do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos - elaborou um conjunto de publicações encabeçado pelo livro A Situação do Trabalho no Brasil, e acompanhada por três livretos com temas estruturantes da produção técnica da entidade: O Mercado de Trabalho no Brasil ; Os Rendimentos do Trabalho no Brasil e As Negociações Coletivas no Brasil , além de um mural informativo.
Estas publicações são parte de uma iniciativa de solidariedade internacional que reúne várias instituições de pesquisa vinculadas ao movimento sindical em todo o mundo. Segue proposta do Economic Policy Institute (EPI), dos EUA, que vem realizando a publicação The State of Working America, ao longo dos anos 90. Livros semelhantes foram produzidos também noMéxico e Canadá. No Brasil, o DIEESE contou, na realização do trabalho, com apoio financeirodo Solidarity CENTER da AFL-CIO.

Fonte:http://www.dieese.org.br/esp/releaselivro.xml
O livro constata a heterogeneidade existente no país, ressaltando as diferenças existentes na distribuição de renda e na situação das famílias brasileiras, tema tratado no capítulo 1. Os dados ratificam a conhecida situação de disparidade existente no Brasil e que se configura em diferenças marcantes entre as várias regiões brasileiras determinadas por um tardio processo de industrialização que se concentrou, a princípio, na região Sudeste do país, expandindo-se posteriormente para o Sul e, só mais recentemente, atingindo o Norte e Nordeste.
As disparidades existentes entre as regiões do país ocorrem também intra-regionalmente, com grande distanciamento entre os ganhos de trabalhadores - e famílias - mais bem remunerados e aqueles auferidos pelas populações de menor poder aquisitivo. A Tabela 1 retrata esse quadro nas seis regiões em que o DIEESE, em parceria com instituições e governos locais, realiza a Pesquisa de Emprego e Desemprego.

2 comentários:

Brigit & Celene Garco disse...

obrigada, por seguir meu blog estou seguindo o seu também.bjs e namastê

ANTENADA&RECICLADA disse...

O seu blog é bem legal!!!
Quero sempre receber noticias dele.