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quarta-feira, 2 de setembro de 2009

VOCÊ SENTE SACIEDADE QUANDO COME?

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FOME E SACIEDADE
Sabe aquela fome de louco? Gente é tão gostoso quando nos sentamos para comer. No geral a comida fica muito... Mas muito mais gostosa e cheirosa. Lendo uma matéria na revista: PROFISSÃO BELEZA - http://www.profissaobeleza.com.br, Resolvi postar este texto e aproveitar algumas coisas que nos diz a endocrinologista a baixo citada. Veja o que nos diz a Drª Ellen Simone Paiva, diretora do CITEN, Centro Integrado de Terapia Nutricional. “É exatamente porque sentimos fome que protegemos nossos estoques de energia e mantemos nossos níveis de açúcar dentro de uma faixa normal, para atender às nossas demandas. Três ou quatro horas depois de uma refeição, na medida em que nossos níveis de açúcar no sangue começam a cair, ocorre um estímulo progressivo nos centros neurológicos da fome no cérebro e buscamos comida. Respeitar esse tempo entre uma refeição e outra é nosso principal aliado para sentirmos “uma fome normal”, Há uma crença equivocada de que a sensação de fome está alterada nas pessoas que comem muito e/ou que são obesas. “Muitas delas chegam ao consultório desejosas de tomarem algum medicamento que sacie a fome.A crença é de que essas pessoas têm mais fome do que as demais pessoas que comem menos. Grande equívoco. As pessoas que comem mais e/ou são obesas têm na realidade uma grande falha nos sinais de saciedade”, informa a médica. Gente, normalmente quando a gente come compulsivamente, comemos coisas que nos agradam, tipo, pacote de biscoito de chocolate recheado, lata de leite condensado e outras guloseimas bem agradáveis. Agora te pergunto: você acha que isso é fome ou ansiedade? Não é fome. Nestes casos comemos alimentos que nos causam prazer.Normalmente que faz isso, além de comer todas essas guloseimas ainda tem espaço pras refeições básicas.É comprovado cientificamente que a fome trás consigo alterações de humor e depressão, fazendo a pessoa sabotar dietas, pois acredita que comer é a única solução. Fiquem de olho nessa anormalidade de alteração de apetite e procure o seu médico, além de prestar mais atenção e seu filho, pois está aumentando muito o índice de obesidade infantil. Veja a baixo 10 dicas da Drª Ellen Paiva: 1. Coma devagar – os sinais de saciedade são exercidos por substâncias químicas liberadas pelas células do trato digestivo que, como hormônios, são liberados na corrente sangüínea e alcançam os centros cerebrais que regulam fome e saciedade. “Quando comemos muito rápido, simplesmente não damos tempo para que isso ocorra ou quando essas substâncias alcançam o cérebro, já estamos com o estômago muito cheio.” 2. Faça refeições em intervalos regulares – ao pular uma das refeições, passamos mais de seis horas sem nos alimentar e isso simplesmente inviabiliza uma próxima refeição normal. “O jejum prolongado faz com que todos os sinais de fome sejam acionados e não sejamos seletivos na escolha da próxima refeição. Além disso, ao comermos a cada três horas, conseguiremos ter saciedade mais precoce e reduzimos tranquilamente o volume das refeições diárias”. 3. Faça sempre refeições balanceadas – nada de abolir os carboidratos do jantar, nada de comer somente salada e grelhado no almoço, mas também nada de comer apenas carboidratos. “A explicação é simples: a composição balanceada de uma dieta melhora o tempo de digestão e absorção dos alimentos, tornando mais prolongada a saciedade, uma vez que reduz a velocidade do esvaziamento gástrico”; 4. Adicione alimentos integrais e ricos em fibras à sua dieta – vale a pena mudar para o pão integral e para o arroz integral, comer saladas e frutas que são ricas em fibras, adicionar grão de bico ou feijão às saladas e utilizar cereais integrais em lanches. “Os alimentos ricos em fibras reduzem o esvaziamento gástrico, aumentando assim o tempo de saciedade após a refeição”; 5. Evite ingerir refeições volumosas – estas refeições condicionam nossa saciedade a uma ingestão sempre de grande volume de alimentos, fazendo com que só nos sintamos satisfeitos quando nosso estômago estiver muito cheio. “Isso acaba por criar um hábito de comer muito e só sentir saciedade quando ultrapassamos os limites”; 6. Não abra mão das saladas – geralmente, quando partimos diretamente para o prato principal, ingerimos um maior volume de alimentos. A saciedade depende também do volume do alimento. “As saladas, além de ricas em fibras, aumentam o volume do bolo alimentar e reduzem parte da fome com a qual iniciamos o prato principal. Isso pode ser facilmente exemplificado com as massas. Quando ingerimos um belo prato de saladas, antes do espaguete no domingo, precisamos de muito menos massa para sentirmos satisfeitos”; 7. Saciedade é treino e equilíbrio – isso é perceptível nos casos de ansiedade, quando passamos a ter maior necessidade de grandes volumes de alimento. “A ansiedade não nos permite saborear o alimento, nem sentir saciedade. Logo, é preciso exercitar equilíbrio e calma para fazer nossas escolhas alimentares e para nos sentirmos saciados com elas”; 8. Evite o comportamento beliscador – comer pequenas porções de alimento, várias vezes ao dia, compromete a saciedade, pois quem tem esse comportamento nunca tem fome suficiente para comer uma refeição, mas também nunca está totalmente sem fome para recusar guloseimas. “Esse modelo alimentar gera uma falta de saciedade crônica e a ingestão de grandes volumes de pequenas porções de alimentos, que, quando somadas resultam em muito mais calorias do que se ingere nas refeições convencionais”; 9. Não troque refeições por doces – esse comportamento resulta em desnutrição por falta dos alimentos básicos e fome crônica, uma vez que os doces são rapidamente absorvidos e elevam a produção de insulina muito rapidamente. Esse hormônio reduz o tempo de saciedade, resultando em sensação de fome precoce; 10. Não coma sem estar atento ao alimento – evite comer na frente do computador, assistindo à TV ou estudando. “Quando não observamos o que e o quanto comemos, grandes volumes são ingeridos sem a percepção da saciedade. É freqüente presenciarmos na saída de um cinema, após comer um balde de pipocas (1200 calorias), alguém perguntar aos acompanhantes onde eles irão jantar”.

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