.

E http://dicasdaantenadaereciclada.blogspot.com/: Com dicas de locais interessantes, compras, decoração, diversão tendo por objetivo a reciclagem, o estar em dia com o que acontece contribuindo para você viver melhor!

.

Related Posts with Thumbnails

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Imposto continua mais baixo apenas para eletrodomésticos que gastam menos energia


O governo abriu novas perspectivas para estimular o investimento em eficiência energética. Segundo o ministro da fazenda Guido Mantega, quanto maior for a economia na energia, maior será o desconto em tributos.


Esta é a segunda prorrogação na redução do IPI desde abril. Mas esta é apenas para produtos da linha branca - geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos - de maior eficiência energética. São aquelas que tem a letra "A" na etiqueta do Inmetro. A redução continuará até dia 31 de janeiro de 2010.


De acordo com Marco Antônio Saidel, professor do grupo de estudos de energia da Escola Politécnica da USP, ainda é cedo para ver o resultado, mas estima que haverá uma economia anual de 35 GWH por ano, o suficiente de energia para alimentar 20 mil residências médias brasileiras no mesmo período.


Curiosidades:



  • As geladeiras ficam ligadas o tempo todo e estão entre o aparelhos domésticos que mais gastam energia, são responsáveis por 21% do consumo doméstico. Uma geladeira com a etiqueta "A" pode consumir metade da energia consumida pela geladeira antiga. (Fonte Jornal Nacional)

  • Ao diminuir o tempo do banho de 12 para 6 minutos, foi economizado o suficiente para manter uma lâmpada acesa por 7 horas.

  • Evite guardar líquidos nem alimentos ainda quentes na geladeira, pois o motor vai ter de trabalhar mais para mantê-los frio e consomem mais energia.

  • Não desligue aparelhos somente no controle remoto (deixando no stand-by). O Stand-by é responsável por até 25% do consumo de energia dos equipamentos eletro-eletrônicos.

  • Utilize as lâmpadas fluorescentes. Elas economizam até 80% da energia em relação a lâmpada comum e duram até 13 vezes mais.

  • Economize água e energia lavando, de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante do aquipamento.

  • Ao passar a roupa acumule uma quantidade razoável de peças e passe tudo de uma vez só, esquentando o ferro de uma única vez. Comece pelas roupas delicadas que precisem de menos calor. No final, quando desligar o ferro, aproveite o calor para passar algumas roupas mais leves.


Fonte: Instituto Akatu, pelo consumo consciente/ Portal da Sustentabilidade



Nenhum comentário: