.

E http://dicasdaantenadaereciclada.blogspot.com/: Com dicas de locais interessantes, compras, decoração, diversão tendo por objetivo a reciclagem, o estar em dia com o que acontece contribuindo para você viver melhor!

.

Related Posts with Thumbnails

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

CURIOSIDADE SOBRE O DIA DA SECRETÁRIA

O dia 30 de setembro foi escolhido como o dia da secretária, em homenagem a Lílian Sholes, nascida nesse dia no ano de 1850, filha de Christopher Sholes, um dos inventores da máquina de escrever. Lílian testou o invento do pai e foi a primeira mulher a escrever numa máquina em público.
Não há registros históricos que precisem uma data para o surgimento da profissão de secretário, mas estima-se ter sido no Egito 500 anos a.C. Os escribas, homens que dominavam a escrita, faziam contas, classificavam arquivos, redigiam ordens, podem ser considerados os antecessores do secretário.
A palavra secretária tem origem no latim e deriva dos termos secretarium - lugar retirado, conselho privado; secreta - particular, segredo.
Nos tempos bíblicos, vemos profetas no Velho Testamento como também o apóstolo Paulo no Novo Testamento, sendo assessorados por secretários, encarregados de registrarem as mensagens divinas. Na história recente da igreja, Ellen White também contava com o fiel trabalho de suas secretárias.
Durante a Idade Média, a função de secretário praticamente desapareceu face às condições políticas, econômicas e sociais. A função então passa a ser exercida, em parte, pelos monges nos mosteiros, que na realidade eram apenas copistas.
Com o ressurgir do comércio na Idade Moderna, a função reaparece na Europa e Estados Unidos, passando a ser exercida pela mulher, a partir das duas grandes guerra mundiais, devido à escassez de mão-de-obra masculina, desviada para os campos de batalha.
No Brasil, a mulher começou a atuar como secretária a partir dos anos 50, com a chegada das multinacionais. Nos anos 60 a profissão ganha status com a valorização por parte dos empresários brasileiros. Na década de 70, a secretária se torna membro ativo na gerência, e na década de 80, assessora.
Em 1969 é surge o primeiro curso superior de Secretariado Executivo na Universidade Federal da Bahia e, em 1985 a profissão é regulamentada com a assinatura da lei nº 7377 pelo Presidente José Sarney e a criação da Federação Nacional de Secretários em Curitiba.
A partir do século XXI exige-se da secretária o domínio da tecnologia, empreendedorismo, gerenciamento de tarefas diversificadas, capacidade de trabalhar com equipe multiprofissional com ênfase no relacionamento interpessoal.
Querida colega secretária: aproveite este texto para refletir sobre nossa profissão:
Faça dela um ministério e lembre-se de fazer tudo quanto te vier às mãos da melhor maneira possível e agradável. Parabéns você escolheu a profissão da doação. Ser secretária é ter o espírito de Cristo, espírito de serviço e amor ao próximo.
Fonte: http://www.ueb.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=499&Itemid=7

links do Google tem sempre uma novidade. Clique.
Solicite informações sobre nossas apostilas "ASSISTENTE DE DIRETORIA", "ASSISTENTE DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO" E "NOVA ORTOGRAFIA" alinemarc@ymail.com

Nenhum comentário: