.

E http://dicasdaantenadaereciclada.blogspot.com/: Com dicas de locais interessantes, compras, decoração, diversão tendo por objetivo a reciclagem, o estar em dia com o que acontece contribuindo para você viver melhor!

.

Related Posts with Thumbnails

domingo, 14 de fevereiro de 2010

TIMIDEZ NO TRABALHO


A timidez atrapalha no trabalho?
Tudo depende do tipo de tímido e do tipo de chefe que ele tem.

Durante muito tempo a timidez foi encarada como um problema pessoal do tímido. Hoje, as pesquisas mostram que ela é determinada pela interação do tímido com as forças do ambiente de trabalho - e da cultura em geral.

Dada a natureza trepidante do mundo do trabalho, a timidez pode tornar as pessoas menos eficientes, é verdade. Os tímidos geralmente necessitam de mais tempo para se ajustar a situações novas e interagir com estranhos e superiores. Por outro lado, a maioria dos chefes e colegas de trabalho da atualidade é pouco paciente com quem demora para esquentar seus motores. A tolerância está cada vez mais rara no trabalho. Por isso, são comuns as avaliações apressadas sobre o funcionário tímido: "Ele é boa gente, mas é devagar demais...". Entretanto, os tímidos fazem tudo o que os extrovertidos fazem. Eles estudam, se formam, namoram, casam, têm filhos, ganham a vida, etc. A única diferença é que requerem mais tempo diante de situações novas. Mas, uma vez superada a dificuldade inicial, os tímidos entram de cabeça nas tarefas e procuram ser os melhores. Nas relações íntimas os tímidos são envolventes e tendem a ir fundo. Repetindo, eles precisam de mais tempo para chegar lá. Mas, uma vez chegando, dão um show de afeto e sinceridade.

Afinal, por que os tímidos demoram para engrenar?

Isso tem a ver com a dinâmica da timidez que, por sua vez, é determinada pela interação de fatores pessoais com fatores sociais.

Ao entrar numa roda nova de colegas de trabalho, por exemplo, os tímidos tendem a se comparar com os mais extrovertidos do grupo. É claro que a comparação lhes sai desfavorável. Eles concluem que tudo o que disserem tem de ser perfeito e esplendoroso. Isso agrava o seu problema. Eles ficam ensaiando consigo mesmo. Pensam e repensam nas palavras a serem usadas. Demoram. E ficam mais tímidos.Pior do que isso, os tímidos tendem a achar que os seus novos colegas estão identificando as suas fraquezas. Freqüentemente estão mesmo. Os tímidos percebem esses sinais no ar e acabam se esquecendo que muita gente é dominada pela timidez quando entra em um novo ambiente.

As pesquisas mostram que, diante de estranhos, 75% das pessoas mostram condutas tímidas. Quando entram numa nova roda social, cerca de 71% dos indivíduos comportam-se timidamente diante do sexo oposto, e 56% diante do mesmo sexo. Cerca de 48% das pessoas se mantém tímidas durante um bom tempo quando começam a trabalhar em uma nova empresa (Bernardo Carducci, Shyness: The New Solution, in Psychology Today, Janeiro de 2000).

Mas, a timidez pode ser reduzida e, sobretudo, entendida e trabalhada pelo tímido, assim como aceita pelo grupo. Quando isso ocorre, a satisfação aumenta. Por isso, para você que é chefe, vale à pena conceder uns minutos a mais para os tímidos. Eles podem trazer boas surpresas e ajudar muito no trabalho.

E para você que é tímido, procure lidar com a timidez. Não tente contrariar a sua natureza e sair contando piada na hora em que todos esperam concentração. Nem pense em ingerir bebidas alcoólicas e outras drogas para exibir uma extroversão artificial.

Assuma a sua timidez.

Procure chegar adiantado nas reuniões.

Não se preocupe com o seu silêncio inicial.

Comece a conversar com quem já chegou.

Revele o que você já sabe.

Seja franco sobre o que não sabe.

E enfatize muito a enorme vontade que você tem de saber mais.
 
Por: José PastoriFonte:
Publicado no Jornal da Tarde, 26/01/2000

Click no link do google.
Solicite informações sobre nossas apostilas "ASSISTENTE DE DIRETORIA", "ASSISTENTE DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO" E "NOVA ORTOGRAFIA" alinemarc@ymail.com

Nenhum comentário: